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Esse é a mais nova forma de manter-se informado sobre artes graficas e desenvolvimentos de logotipos, vetores dentre outros divirta-se e mostre como você é criativo!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Começou!

Ai pessoal esse é o mais novo portal para os fanaticos em design Chegou a hora de trocar experiencias.

13 comentários:

  1. A Adobe acaba de lançar seu suite CS5 com grandes novidades em seus programas e com o photoshop não poderia ser diferente, diversas ferramentas foram adicionadas e outras melhoradas fazendo com que o photoshop se torne ainda mais poderoso no ramo de edição de imagens e afins.

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  2. O Novo photoshop CS5 Tras novidades em 3D.
    Melhore projetos e objetos 3D com a fácil criação de sombras, as luzes baseadas em imagens e materiais como vidro e cromo. Explore sua cena 3D com diferentes pontos de vista ajustando o intervalo de profundidade do campo.

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  3. Performance
    Pelos testes que fizemos, a inicialização está mais rápida do que antes, mas nada de tão interessante, pois isso é em relação ao programa sendo aberto sem nenhuma imagem. Quando abrimos uma imagem com ele, leva o mesmo tempo das versões anteriores.

    O consumo de memória continua o mesmo das versões anteriores, em média 600 MB, mas o consumo de CPU durante as operações diminuiu um pouco, mas está muito perto do consumo das versões anteriores.

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  4. Interface
    Não espere uma mudança radical do visual. Os menus e barras ganharam ícones remodelados, mas bem semelhantes aos introduzidos pelas versões CS anteriores. O editor abandonou os temas e barras de janelas do Windows, ou seja, no XP, no Vista e no 7 ele terá os mesmos botões e o mesmo esquema de cores.

    Quem usa o organizador de imagens Bridge não precisa mais abri-lo para importar para edição, pois o CS5 agora conta com um menu pequeno que exibe tudo que você tem armazenado lá.

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  5. As novidades do CS5
    Foram inseridos novos recursos, mas as novidades mais interessantes estão mesmo na eliminação de passos no processo de edição. Em outras palavras, agora é possível eliminar objetos indesejados rapidamente, em menos de 5 cliques, e criar animações (GIFs e emoticons), por exemplo.

    Content-Aware
    Com essa opção, é possível redimensionar imagens de forma mais inteligente e sem tanta perda de proporcionalidade

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  6. Conclusão
    Com as novidades introduzidas na versão CS5, o Photoshop está ainda mais prático de ser usado e tornará as edições de imagem muito mais rápidas. Vários passos serão eliminados e o tempo total até obter um resultado legal cairá bons 50%.

    As novidades não são tão radicais, são mais aprimoramentos do que já existia; então, quem aprendeu a usá-lo baseando-se nas ferramentas das versões anteriores não terá problemas, bastará se dedicar para dominar as novas técnicas.

    Para quem nunca mexeu, é um bom momento para começar, pois a tendência aponta para um refinamento ainda maior que o que foi produzido até hoje - e atalhos novos como esses serão criados no futuro. Parabéns, Adobe.

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  7. No final de 2009, a Adobe, desenvolvedora do programa que virou uma espécie "bombril" da edição de imagens em computador, anunciou que venderia, pela primeira vez, um pacote de programas com preço menor no Brasil que o praticado nos EUA. Objetivo: adaptar-se às necessidades econômicas locais e combater a pirataria.

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  8. Transição digital
    Os novos produtos trazem, segundo a Adobe, mais de 250 novos recursos. Boa parte deles tem como foco a integração entre produção de conteúdo impresso e digital. A ideia é facilitar a transposição de materiais feitos para revistas, por exemplo, para a internet ou para a leitura em equipamentos digitais, como celulares e tablets.

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  9. Após algum estudo sobre os tópicos mais importantes para a concepção de um bom Website, apresento uma compilação das 10 melhores dicas para um bom Web Design:




    1.Colocar o nome e o logotipo em todas as páginas e fazer no logo um link para a página inicial (excepto na própria página inicial onde o logotipo não deve jamais ter um link para a própria página).
    2.Disponibilizar uma opção de pesquisa se o site tiver mais de 100 páginas.
    3.Escrever cabeçalhos e títulos simples e directos que expliquem claramente qual o conteúdo da página e que faça sentido quando é lido fora do contexto desta, através de uma busca.E
    4.Estruturar a página para facilitar o scanning e ajudar os utilizadores a ignorar blocos maçadores da página num simples piscar de olhos: por exemplo através da utilização de agrupamentos e subtítulos a partir de uma longa lista poder-se-á chegar rapidamente a uma lista mais pequena e perceptivel.
    5.Em vez de colocar tudo sobre um produto ou um assunto numa única e infinita página, deve-se utilizar hipertexto para estruturar o espaço disponível na página inicial que disponibiliza uma visualização e várias páginas secundárias que focalizam-se no seu tema específico. O objectivo é permitir aos utilizadores evitar desperdiçar tempo nos sub-temas que não lhes interessam.
    6.Usar fotografias de produtos, mas evitar páginas cheias dessas mesmas fotografias com toda a família de produtos possíveis. Deve-se então ter uma pequena fotografia de cada produto numa página individual e fazer um link dessa fotografia para uma ou mais fotografias de maior dimensão que mostre mais detalhes adequados às necessidades dos utilizadores. Esta situação varia de acordo com o tipo de produto. Alguns produtos poderão ainda necessitar de fotografias com zoom ou rotativas. devendo estas opções ser remetidas para páginas secundárias. A primeira página que contém o produto deve ser rápida e limitada a um plano da fotografia reduzido.
    7.Utilizar uma imagem reduzida e relevante quando se preparam pequenas fotografias e imagens: em vez de simplesmente redimensionar a imagem original para uma pequena e ilegível fotografia, deve-se fazer um zoom dos detalhes mais relevantes e utilizar uma solução combinada de corte e redimensionamento.
    8.Utilizar link's com títulos para permitir ao utilizador, visualizar antecipadamente para onde se encaminhará cada link antes de clicar.
    9.Assegurar que todas as páginas importantes estão acessíveis aos utilizadores com deficiências, especialmente aos invisuais.
    10.Fazer o mesmo que os outros fazem: se a maioria dos grandes websites fizer algo de certa forma, devemos segui-los desde que os utilizadores esperem que o site funcione da mesma forma. Deve-se ter em conta que os utilizadores gastam a maioria do seu tempo noutros sites, e é ai que criam expectativas acerca do funcionamento da web.

    Para finalizar, espero que estas dicas possam servir de referência num futuro Website.

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  10. O design é uma profissão nova e por isso padrões ainda não existem ou estão sendo produzidos e difundidos. Não temos padrão para quase nada, desde salário até saber o que é e o que deixa de ser a profissão. Entre esses padrões que ainda não existem, está o padrão terminológico. Em profissões antigas os termos estão bem claros e não há dúvidas sobre eles, mas no nosso caso, sempre temos que estudar um termo novo para verificar se a utilização dele é correta ou não.

    Justamente por causa dessa falta de paradigmas alguns profissionais e professores utilizam e difundem termos que não são os melhores para determinados objetos. Um deles e talvez o mais polêmico é o logotipo.

    Vira e mexe temos a mesma discussão sobre esse termo, não só aqui na [dG] mas também nas agências, com os colegas, com clientes etc. Por isso eu penso que seja muito importante sermos bastante sérios a este respeito, para o bem e o crescimento dessa profissão. Então vamos analisar alguns termos e sua raiz etimológica para ver se estão corretos ou são só vícios de linguagem.

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  11. Logomarca, um erro
    Muito utilizado principalmente por publicitários e marketeiros, este termo tem se difundido também entre os profissionais do design para se referir ao logotipo. Muita gente diz que está errado, outros dizem que está correto, alguns defendem o neologismo, outros afirmam que é uma aberração, mas só a pesquisa nos trará luz à questão.

    Logomarca como neologismo

    Neologismo é a criação de um nome novo para alguma coisa, ou um novo significado para um nome velho. Para que a "logomarca" seja um neologismo, temos que admitir que é um termo novo ou que é um termo antigo que está sendo tomado por um novo significado. Sim, admito que "logomarca" é um termo novo, mas isso não significa que seja correto empregá-lo como sinônimo de logotipo. Qualquer palavra pode ser um termo novo para algum objeto, desde que o povo a utilize para este mesmo objeto ou sentido. Mas isso não significa que esteja correto. A menos que seja uma forma conotativa da palavra, o que não é o caso da logomarca, desde que este termo é utilizado para um único tipo de objeto e significado. Então, não podemos aceitar o termo logomarca simplesmente por ser um neologismo.

    Sentido etimológico do termo

    O termo logomarca é formado pela união de "Logo" e "Marca".

    Logo, vem do grego Lógos. Significa palavra, uma narração ou pronunciamento, verbo, conceito, idéia. Mas não palavra como esta é falada ou escrita, mas o significado dela, ou seja o conceito. Reforço ainda o conceito de Logos dizendo que o termo "palavra" puro e simples no grego é Lexi.

    Marca, vem do germânico Marka. Quando traduzimos do germânico, ou mesmo do português ou inglês para o latim temos o termo Signum, que traduz-se claramente para significado. E mesmo no português, e no uso moderno da palavra marca significa tudo aquilo que uma empresa representa. Sendo assim, logomarca é um termo redundante: significado do significado. Assim vemos porque não podemos utilizar este termo para falar sobre um Logotipo.

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  12. Logotipo, um possível padrão
    Nunca vi absolutamente ninguém dizer que este termo está errado. Mas mesmo assim, vamos analisá-lo para ter certeza disso. Esta palavra é formada pela união dos termos "Logo" e "Tipo". "Logo", como já foi explicado, significa o conceito, idéia ou significado de uma palavra.

    Tipo, do grego týpos. Em inglês traduzimos para type, que para o português significa tipo, gênero; figura; sinal, símbolo; modelo, amostra, maquete. É aí que mora o perigo: é muito mais difícil estudar qualquer assunto em português do que em inglês porque temos muitos significados para uma mesma palavra. Tipo neste caso significa um sinal ou símbolo, uma figura, um desenho. Exemplo: as vogais como "a", são tipos (símbolos gráficos) dos sons que emitimos.

    Para este mesmo termo, temos ainda dois outros correspondentes em grego. Se você procurar um bom léxico inglês-grego, e procurar o termo logotype (tudo junto, não um depois o outro) você vai ver que symplegma e logotypos têm o mesmo significado já explicado acima. Aliás, poderíamos mesmo adotar como um neologismo o termo "symplegma". Imagina só o seu diretor de arte dizendo: "hum, esta symplegma não está como o cliente pediu"!

    Sendo assim logotipo é: o símbolo visível de um conceito. Este termo é perfeito para o que ele significa pois é justamente o que fazemos. Temos uma empresa cliente que nos dá um conceito (logo) a trabalhar, e nós somos incumbidos a fazer um símbolo gráfico (tipo) para este conceito. Este tipo pode ser somente um desenho, sem nenhuma letra para se ler, ou somente as letras do nome da empresa mas desenhadas de forma que mostrem o conceito. Ou pode ser um desenho e o nome da empresa, juntos, mostrando o símbolo gráfico de um conceito ou logotipo.

    Sinal gráfico, uma alternativa coerente
    Alguns mestres de programação visual e outros profissionais estão trazendo este novo termo, este sim um bom neologismo, para o meio. Sinal, do latim Signum, significa tudo que faz lembrar ou representar alguma coisa, ou seja um significado ou conceito.

    Gráfico, do grego Grafikos, significa alguma coisa colorida, pintada, desenhada, uma representação visual de algo. Seria um sinônimo de typos, porém com uma conotação de cor, colorido e menos de um símbolo gráfico, ainda que tendo sim este significado. Sendo assim, sinal gráfico significa também: o símbolo visível de um conceito.

    Identidade visual, muito bom se usado corretamente
    Este é outro termo utilizado por alguns designers, tem um significado bem claro e objetivo. Identidade é o conjunto de peculiaridades de uma pessoa, coisa ou empresa. Visual, o que se pode ver. O problema desse termo é que ele não enfoca o conceito, a idéia, a palavra. Mas significa, no ramo do design, as peculiaridades gráficas de uma empresa. Essas individualidades visuais são muito mais abrangentes que somente o logotipo, pois abrangem o site, os cartões de visita, os carros, uniformes, enfim, todo aparato visual de uma empresa.

    O termo correto, sempre!
    Como já disse, somos já membros de um corpo de profissionais que sofrem bastante com a confusão que a sociedade ainda faz conosco, por ser o design uma profissão nova. O mínimo que podemos fazer é ser coerentes ao falar de um dos mais importantes ramos de atividade do design que é a logotipia.

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  13. Logotipo, um possível padrão
    Nunca vi absolutamente ninguém dizer que este termo está errado. Mas mesmo assim, vamos analisá-lo para ter certeza disso. Esta palavra é formada pela união dos termos "Logo" e "Tipo". "Logo", como já foi explicado, significa o conceito, idéia ou significado de uma palavra.

    Tipo, do grego týpos. Em inglês traduzimos para type, que para o português significa tipo, gênero; figura; sinal, símbolo; modelo, amostra, maquete. É aí que mora o perigo: é muito mais difícil estudar qualquer assunto em português do que em inglês porque temos muitos significados para uma mesma palavra. Tipo neste caso significa um sinal ou símbolo, uma figura, um desenho. Exemplo: as vogais como "a", são tipos (símbolos gráficos) dos sons que emitimos.

    Para este mesmo termo, temos ainda dois outros correspondentes em grego. Se você procurar um bom léxico inglês-grego, e procurar o termo logotype (tudo junto, não um depois o outro) você vai ver que symplegma e logotypos têm o mesmo significado já explicado acima. Aliás, poderíamos mesmo adotar como um neologismo o termo "symplegma". Imagina só o seu diretor de arte dizendo: "hum, esta symplegma não está como o cliente pediu"!

    Sendo assim logotipo é: o símbolo visível de um conceito. Este termo é perfeito para o que ele significa pois é justamente o que fazemos. Temos uma empresa cliente que nos dá um conceito (logo) a trabalhar, e nós somos incumbidos a fazer um símbolo gráfico (tipo) para este conceito. Este tipo pode ser somente um desenho, sem nenhuma letra para se ler, ou somente as letras do nome da empresa mas desenhadas de forma que mostrem o conceito. Ou pode ser um desenho e o nome da empresa, juntos, mostrando o símbolo gráfico de um conceito ou logotipo.

    Sinal gráfico, uma alternativa coerente
    Alguns mestres de programação visual e outros profissionais estão trazendo este novo termo, este sim um bom neologismo, para o meio. Sinal, do latim Signum, significa tudo que faz lembrar ou representar alguma coisa, ou seja um significado ou conceito.

    Gráfico, do grego Grafikos, significa alguma coisa colorida, pintada, desenhada, uma representação visual de algo. Seria um sinônimo de typos, porém com uma conotação de cor, colorido e menos de um símbolo gráfico, ainda que tendo sim este significado. Sendo assim, sinal gráfico significa também: o símbolo visível de um conceito.

    Identidade visual, muito bom se usado corretamente
    Este é outro termo utilizado por alguns designers, tem um significado bem claro e objetivo. Identidade é o conjunto de peculiaridades de uma pessoa, coisa ou empresa. Visual, o que se pode ver. O problema desse termo é que ele não enfoca o conceito, a idéia, a palavra. Mas significa, no ramo do design, as peculiaridades gráficas de uma empresa. Essas individualidades visuais são muito mais abrangentes que somente o logotipo, pois abrangem o site, os cartões de visita, os carros, uniformes, enfim, todo aparato visual de uma empresa.

    O termo correto, sempre!
    Como já disse, somos já membros de um corpo de profissionais que sofrem bastante com a confusão que a sociedade ainda faz conosco, por ser o design uma profissão nova. O mínimo que podemos fazer é ser coerentes ao falar de um dos mais importantes ramos de atividade do design que é a logotipia.

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